Chegadas e Partidas.

Hoje pela manhã uma cliente me liga toda eufórica para anunciar a chegada, antecipada, de seu primeiro neto. Foi uma chegada esperada com amor e ansiedade. Enfim, uma família que se completa.

Hoje pela tarde, fui almoçar com uma amiga que mora no Mexico com o marido. A partida dela para outro país foi cheia de medos e incertezas, mas ela está feliz...porque é amada. Enfim, o amor que se completa.
O marido desta minha amiga lembrou do meu peixe que se chamava Eurico, esse peixe me deu alegrias durante os dois anos da nossa convivência, porém o tempo dele acabou, quando recebeu o chamado do aquário celestial. Enfim, um ciclo que se encerrou.

Hoje a noite fui no aniversário da ex-namorada do meu primo, ele partiu da vida dela de uma maneira brusca e feia. E ela chegou na minha vida de uma maneira mansa e bonita, como a pessoa sensível e doce que é. Enfim, as pessoas que se renovam em nossas vidas.
No aniversário desta amiga, lembramos da época que eu trabalhava em seguradora até ser demitida, era o empurrão que eu precisava para assumir o meu lado terapêutico. Enfim, um ciclo partiu para outro chegar na minha vida.

Quando voltei para casa vi no elevador o aviso do falecimento de uma vizinha, já idosa, que estava muito debilitada pelo câncer. Foi uma partida calma pela libertação do seu sofrimento, o que trouxe alívio para a filha e o neto. Enfim, uma encarnação que se completa.

A vida é repleta de chegadas e partidas, pessoas que chegam sem avisar ou que chegam antes da hora prevista, pessoas que partem sem se despedir, porque não tiveram tempo, uma vez que a urgência da libertação era maior.

Esse grande fluxo da vida, essa reciclagem das almas, esse constante ir e vir é a dinâmica da vida. Ou será a dinâmica da morte?

Onde exatamente a morte começa e a vida termina? Quando exatamente as pessoas entram e saem da nossa vida? E quando nós mesmos apenas passamos pela vida dos outros?

Somos passageiros dessa incrível aventura chamada vida e é, justamente a impermanência da vida que nos dá, cada vez mais, a certeza da eternidade do espirito e das lições que temos que aprender.

Este é o verdadeiro sentido da carta 08-Caixão, do Baralho Cigano, que significa renovação e renascimento. Ciclos que se completam, ciclos que se iniciam, para nos dar uma nova oportunidade de aprendizado.

Se estamos preparados para tantas mudanças? acho que ainda não, mas acredito que estamos caminhando nesta direção.

Por isso é tão importante buscar o desapego de pessoas, animais, empregos, relacionamentos ou situações. A vida nos impulsiona para o ciclo seguinte!

É importante permitir que o outro parta da nossa vida, com a mesma alegria com que chegou.

Meu artigo foi publicado no site www.oxalaopai.com.br
Nota: escolhi a Torre, pois representa a carta do destino no Baralho Cigano.

2 comentários:

  1. Muito Lindo esse texto que expressa a mais pura realidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lilian, tudo bem?
    Obrigada pela visita e pelo comentário.
    Fico feliz que tenha gostado, pois no dia que escervi este artigo, uma pessoa chegou e outra foi embora. Esse é o fluxo natural da vida e nem sempre aceitamos bem essas indas e vindas.
    Beijos no coração e fica com Deus.

    ResponderExcluir